As técnicas cromatográficas, HPLC, GC, LC-MSMS, LC-MS, GC-MS, nunca estiveram tão em destaque quanto nos dias atuais.
Na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia as técnicas cromatográficas dominam, afinal essas técnicas permitem monitorar os padrões de qualidade de matérias primas e produtos acabados, incluindo perfis de impurezas e degradação nos testes de estabilidade.
Porém, na área ambiental as técnicas de cromatografia líquida e à gás também são cada vez mais requisitadas devido ao poder de separação em conjunto com a possibilidade de análise qualitativa e qualitativa de analitos presentes em matrizes complexas.

Com a publicação da Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021, que foi publicada em 7 de maio de 2021, essa necessidade de métods cromatográficos cada vez mais eficientes e que permitam alcançar limites de detecção e de quantificação cada vez menores, se tornou mais evidente e consolidade.
A portaria 888/2021 dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e inclui desafios, como:
- Parâmetros físicos
- Parâmetros microbiológicos
- Cianotoxinas
- Metais => métodos de EAA e ICP
- 10 subprodutos: 3 novos, incluindo NDMA => métodos cromatográficos
- 16 substâncias orgânicas => métodos cromatográficos
- 57 agrotóxicos e metabólitos => métodos cromatográficos
Como escolher a melhor técnica cromatográfica para atender os parâmetros da portaria?

Veja também um vídeo sobre o comparativo entre as técnicas e verifique qual técnica pode atender melhor a sua necessidade.
Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda?
Escreva para podermos ajudá-los:
cromvallab@gmail.com
ou entre em contato: