Toda coluna cromatográfica apresenta uma vida útil, que em geral, é muito variável e dependente das condições operacionais as quais ela é submetida.
O custo da coluna é relativamente alto, em relação ao custo da análise, principalmente em HPLC e, portanto, deve-se garantir a melhor vida útil possível para as colunas (sobre este assunto veja o post: https://cromvallab.com/2021/07/24/hplc-trobleshooting-os-mais-comuns-as-principais-causas-e-as-melhores-solucoes/ e o vídeo: https://youtu.be/zrRM320O5G8).
Apesar de todos os cuidados, eventualmente, aquela análise que estava adequada no dia anterior pode apresentar, no dia seguinte, picos deformados, com alteração do tempo de retenção, problemas de quantificação e etc e isso pode ocorrer devido a contaminações e retenções de substâncias da matriz da amostra (ou impurezas da fase móvel e aditivos) na fase estacionária da coluna.
Uma coluna pode voltar a apresentar seus resultados ótimos se executada uma limpeza e regeneração adequada e saber realizar este processo é importantíssimo!
Veja abaixo algumas dicas para livrar a sua coluna de contaminantes e retenções indesejadas. Ela pode durar muito mais!
Gostou das dicas? Quer saber mais a respeito de cromatografia e HPLC?
Entre em contato e nos siga nas redes sociais!
Para informações sobre cursos escreva: cromvallab@gmail.com