O que são CDS´s? Eu preciso conhecê-los?

CDS é a sigla para Chromatography Data System, isto é, são softwares necessários para a aquisição de dados cromatográficos, realizando o controle dos módulos do sistema e o também o controle das condições do método cromatográfico. Além disso, esses softwares são necessários para processar os dados adquiridos, permitindo, resumidamente:

  • integrar os picos cromatográficos, fornecendo o tempo de retenção, área e altura do pico, largura do pico e outros parâmetros importantes (como parâmetros cromatográficos de adequação de sistema – eficiência, resolução, assimetria ou tailing factor, seletividade
  • identificar os picos cromatográficos (sem o acoplamento com o espectrômetro de massa a substância é identificada apenas pela concordância entre o tempo de retenção da mesma substância injetada como padrão em relação ao tempo de retenção da substância na amostra)
Picos cromatográficos integrados e identificados após a aquisição de dados cromatográficos.
  • realizar a quantificação da substância, atendendo o procedimento da calibração com padrões para posterior quantificação da amostra (a substância também pode ser quantificada com a técnica de porcentagem de área em relação a área total, sem uso de calibração interna, externa ou de adição de padrão, mas este procedimento tem utilidades restritas)
Ilustração exemplificando a obtenção de uma curva de calibração externa para permitir a quantificação de substâncias.
  • dependendo do detector, outras opções importantes de processamento estarão disponíveis, como a obtenção de espectros de absorção no ultravioleta (e o importante cálculo da pureza do pico). Neste caso o detector deve ser um DAD ou PDA (detector de arranjo de diodos). Também é possível obter o espectro de massa, para investigação e caracterização ou confirmação de estruturas químicas, com o acoplamento com um espectrômetro de massas.
Ilustração para obtenção de espectros de absorção UV de cada pico cromatográfico
Ilustração de cálculo de pureza de pico, utilizando o conceito de homogeneidade espectral.
Exemplo de cálculo de parâmetro de system suitability (adequação de sistema).

Cada marca de sistema cromatográfico tem, em geral, um CDS, porém, algusn CDS´s se tornaram mais interessantes a ponto de serem empregados com equipamentos de fabricantes diferentes. Alguns dos principais CDS´s estão abaixo e seus fornecedores/detentores de licença de comercialização também:

  • Empower – Waters
  • OpenLab – Agilent (Ezchrom também é uma opção)
  • LabSolution – Shimadzu
  • Thermo/Dionex – Chromeleon
  • Kauner – Clarity Chrom

Existem também CDS que podem ser utilizados em qualquer equipamento e são independentes dos fabricantes de sistemas cromatográficos.

Entre todas as opções, os dois softwares que mais se destacam são o Empower e o OpenLab por estarem presentes em maior quantidade de equipamentos, serem mais conhecidos e abrangentes. Destes dois, pode-se considerar o Empower mais versátil, possibilitando muitas customizações de processamento e de relatórios, mas isso o torna mais complicado de ser “dominado” e entendido em amplitude.

A cromatografia é a técnica mais utilizada e cobrada para atuação profissional em diferentes áreas laboratoriais e industriais e os CDS são a “alma” da execução da análise cromatográfica!

Sem dominá-los torna-se impossível alcançar a excelência necessária para a análise cromatográfica. Sim, precisamos nos especializar no uso dos software para aquisição e processamento de dados cromatográficos.

Tem interesse? Aproveite! Teremos um curso prático presencial dia 26 de junho de 2021. Este curso tem vídeo aulas em plataforma EAD (disponível por 180 dias), apostila, material adicional e certificado. A aula prática presencial será um complemento interessante.

Qualquer dúvida escreva: cromvallab@gmail.com

Abraços

Dra. Glaucia Maria F. Pinto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: