Quantificação em análises cromatográficas: análise indireta

As técnicas cromatográficas, como o HPLC, são técnicas analíticas indiretas. Isso significa que necessitam de padrões de concentração conhecida para calibração e determinação de uma equação que descreva a relação entre o sinal analítico e a concentração (y= f(x)).

Avaliação da linearidade para a correlação entre y e x (y=f(x)).

Sem que se estabeleça uma equação confiável não se torna confiável também determinar a concentração de amostras desconhecidas.

A calibração deve ser feita com padrões da própria substância a ser analisada, pois a maioria dos detectores tem sinais Analíticos que dependem da estrutura química, o que causa erros, podendo-se considerar a análise, nesta situação, como semi-quantitativa (em algumas quantificações de impurezas isso ocorre devido a ausência de padrões).

As calibrações podem ser externas, internas ou do tipo adição de padrão.

Calibração externa: soluções de padrões são injetadas e as áreas são obtidas para determinar a correlação x e y.
Calibração por adição de padrão: a solução de padrões são adicionadas a soluções contendo uma quantidade de amostra.
Calibração interna: outra substância (padrão interno) é adicionado em todas as soluções, tanto de amostras quanto de padrões e a relação de área do pico do analito e do padrão interno é usada para traçar a curva de calibração.

A calibração por adição de padrão é essencial quando a matriz é complexa e interfere na resposta analítica. Sempre será importante determinar a faixa linear das curvas de calibração.

Você pode saber mais sobre linearidade em nosso curso de validação, ou aprender a técnica de quantificação por HPLC em nosso curso de Operação de HPLC: INSCRIÇÃO CURSO DE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS – RDC 166/2017, ICH Q2, TESTES ESTATÍSTICOS – CROMVAL Lab – Cursos de especialização e profissionalizante: porque seu aperfeicoamento é nossa missão e CURSO PRESENCIAL OPERAÇÃO DE HPLC: DO ZERO AO 100% – CROMVAL Lab – Cursos de especialização e profissionalizante: porque seu aperfeicoamento é nossa missão

Algumas informações sobre quantificação de impurezas pode ser obtidas em: Como quantificar impurezas orgânicas e/ou produtos de degradação? – CROMVAL Lab – Cursos de especialização e profissionalizante: porque seu aperfeicoamento é nossa missão

Qualquer dúvida escreva: cromvallab@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: