CROMATOGRAFIA: CONCEITOS GERAIS

Dentre todas as técnicas analíticas disponíveis como ferramentas para Pesquisa e Desenvolvimento, Controle de Qualidade, Desenvolvimento Científico e Acadêmico, com certeza as Técnicas Cromatográficas merecem um destaque de respeito.

São versáteis, abrangentes, eficientes e eficazes. E as pessoas que dominam as aplicações e desenvolvimento de métodos cromatográficos garantem destaque no mercado de trabalho e no desempenho profissional, em diferentes áreas: química, engenharias, farmacêutica, alimentos, saúde animal e etc.

Dentre as técnicas cromatográficas, com certeza a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE, do inglês HPLC= High Performance Liquid Chromatography), apresenta um porcentagem maior de aplicações e usos na rotina de Pesquisa e Desenvolvimento e Controle de Qualidade. Porém, as técnicas de Cromatografia Gasosa (CG) e a Cromatografia em Camada Delgada (CCD, do inglê TLC= Thin Layer Chromatography ou HPTLC) também são referências importantes e completam a formação de um bom técnico, pesquisador ou analista das áreas citadas.

O entendimento do princípio básico e geral das técnicas cromatográficas, classificação e condição da HPLC, CG e TLC permite construir e/ou consolidar o perfil de um bom cromatografista (operador/desenvolvedor de métodos cromatográficos), pois permite uma visão mais ampla, e, portanto mais sólida das necessidades envolvidas.

Assim, o curso de Cromatografia Conceitos Gerais: HPLC, CG e TLC (e HPTLC) visa formar o conceitual necessário para o profundo conhecimento das técnicas cromatográficas mais importantes e significativas para o perfil profissional moderno e atual. São apresentados e discutidos os conceitos que permitem entender como a separação ocorre, quais mecanismos e processos envolvidos, quais as opções de fases estacionárias, móveis e detecção em cada técnica, bem como os resultados esperados. Além disso, se caracteriza na prática como cada técnica (líquida, gasosa ou planar) pode ser utilizada na sua melhor performance (melhores aplicações em cada caso também). E isso tudo é essencial para servir de base sólida na construção de um pensamento de tomada de decisão e desenvolvimento. Afinal, quem se destaca mais é quem não tem todas as respostas prontas já definidas por alguém, mas sabe como encontrar um caminho novo ou eliminar os pontos falhos de um caminho prévio.

Um cromatografista de destaque não se desenvolve ensinando como foco central quais botões devem ser apertados nos equipamentos, mas sim ensinando a pensar nas opções e a quais caminhos diferentes essas opções levam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: