ESTATÍSTICA APLICADA À RESULTADOS ANALÍTICOS (VALIDAÇÃO DE MÉTODOS E ESTUDOS DE ESTABILIDADE)

Boa tarde!!!

Já perceberam como a “estatística” e os “testes estatísticos” estão cada vez mais famosos e importantes nos laboratórios de desenvolvimento analítico e controle de qualidade?

Gerar números empregando técnicas cromatográficas (HPLC e CG) ou espectrométricas (UV/Vis, Massas etc) é fácil, mas difícil é confiar se os valores obtidos representam a veracidade dos fatos e amostras em análise.

Nas últimas resoluções ANVISA mais impactantes (RDC 166/2017 – Validação de Métodos e RDC 318/2019 – Estabilidade de IFA e Medicamentos) a estatística se consolida como a ferramenta de decisão na aprovação ou reprovação dos testes necessários.

Perguntas como: “a diferença entre os valores é estatisticamente diferente?”; “existem valores a serem descartados (outliers)?”; “os resultados são significativos?”; “os valores encontrados são superiores aos erros analíticos?”

Estas questões e outras só podem ser corretamente respondidas aplicando-se testes estatísticos sistemáticos (Teste F, Teste de Grubbs, Teste de t-Student – para estabelecer intervalos de confiança e comparação de médias, Teste de Cochran, Teste Q, entre outros).

Exemplo de teste estatístico:

Estes e outros testes estatísticos são o foco do curso Estatística Aplicada à Validação de Métodos que será oferecido no dia 18 de janeiro de 2020, em Paulínia, das 8:00 as 17:00h em Paulínia. O foco deste curso é a execução prática dos mais importantes testes estatísticos, visualizando em exercícios práticos a sua aplicação real.

Venha se aperfeiçoar e/ou descobrir como usar os testes estatísticos em diferentes problemas encontrados atualmente nos laboratórios analíticos (inscrições cromvallab.com ou cromvallab@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: