VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS – CROMATOGRAFIA

Antes de validar um método torna-se necessário finalizar o desenvolvimento do mesmo, otimizá-lo e testar itens de uma “pré validação”.

No caso de métodos cromatográficos o desenvolvimento pode ser bastante demorado/oneroso pois são muitas as opções e parâmetros envolvidos. A flexibilidade tornou o HPLC uma ferramenta poderosa e esta mesma flexibilidade faz com que sejam necessários muitos experimentos e testes para atingir as melhores condições.

Para reduzir os custos de operação e reduzir o tempo envolvido no desenvolvimento e otimização do método cromatográfico tornam-se úteis os simuladores de cromatografia que permitem visualizar resultados de algumas alterações de parâmetros com rapidez e boa exatidão. Nos simuladores é possível avaliar a variação da força cromatográfica, mudança de solvente e outros parâmetros e visualizar a separação dos compostos presentes em uma mistura.

Cromatograma obtido no simulador HPLC Simulator.

Nos meus cursos sempre enfatizo a parte prática que diferencia um bom analista: o que fazer para obter o melhor método a ser validado? Saber escolher: coluna (e fase estacionária), fase móvel, modo de eluição, vazão e temperatura e saber o que mudar quando o resultado não é o esperado, é sem dúvida a tarefa principal e o diferencial do analista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: